terça-feira, 16 de abril de 2013

De volta ao pensamento Arquivístico!

Como promessa é dívida... Voltamos! 

E adivinha...Passamos em DTD!



Agora...Vamos pensar um pouco?

Quem nunca ouviu que a Arquivologia é interdisciplinar? Acho que todos já nos deparamos com este termo em vários momentos da vida! INTERDISCIPLINAR! Mas será mesmo?

Depende com o que se compara, não é mesmo?

Em relação à Administração... Já leram algum texto das disciplinas de Administração que ao menos citasse os Arquivos? É verdade que o campo deveria utilizar princípios arquivísticos no que se refere principalmente aos documentos públicos, mas será que os aspirantes a administradores estão fazendo análises neste nível arquivístico?

E quanto às matérias que deixaram de ser obrigatórios do nosso curso, como a Estatística? Tá, as matérias da Informática falam em arquivos, mas em outro sentido.  E as informações orgânicas registradas com aspecto financeiro são abordadas nos cursos de Contabilidade?

E o Direito, e a Comunicação, que fazem parte do nosso currículo, hein?!

E a História? Essa sim vive comentando sobre os arquivos, principalmente como uma fonte para sua pesquisa!

Pois então... Será que entre a Arquivologia e estas outras áreas há realmente interdisciplinaridade? Lembremos que a interdisciplinaridade está relacionada a aprofundamento e reciprocidade!

Cada um faça a sua reflexão!

Até mais!

Imagem extraída de: http://www.treebranding.com/blog/?p=1382, em 16/04/2013. 

2 comentários:

  1. Uma discussão intrigante.. Mas o que se percebe e que so conhecimentos puramente arquivisticos dentro de uma organização nos deixam com uma certa desvantagem cmpetitiva.. O problema e que as vezes perdemos espaço para pessoas que nem tem a mesma qualidade técnica.. Mas sabem ser empreendedores, lideres, econômicos ou tecnológicos.. E no mercado de oferta e procura precisamos nos adequar as necessidades..

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Realmente algumas áreas como administração, direito e comunicação quase não citam os arquivos em suas bibliografias ou até mesmo em sala de aula. Já a história, é até impossível não fazer uso dos arquivos, está diretamente ligada a eles, afinal, são nos arquivos permanentes que se encontram informações sobre nossos antepassados, sobre nossa história.
    Quem nunca começou uma disciplina e após o professor perguntar o curso de todos, focar mais no da maioria? Por isso sempre tento cursar com a turma destinada a Arquivologia.
    Creio que falta um pouco mais de incentivo de outras areas, não que façam isso de propósito, mas sabemos que a arquivologia ainda carece de reconhecimento.

    ResponderExcluir